Quero construir uma piscina. Por onde devo começar?

Você faz questão de ter uma área de lazer aconchegante, bonita e na privacidade da sua casa, para receber os amigos e familiares?

Então com certeza você já pensou em construir uma piscina nesse espaço para curtir ainda mais com com eles, não é mesmo?

A maioria das pessoas tem esse sonho, mas para evitar que a construção da piscina vire um pesadelo alguns pontos devem ser analisados.

Planejamento

Como toda obra, a piscina também exige um bom planejamento para que tudo aconteça de maneira eficiente e para que seu investimento seja seguro.

Antes de construir a piscina dos seus sonhos é interessante pensar nas pessoas que frequentemente irão usá-la. Serão crianças? Idosos? Pessoas que gostam de esportes aquáticos?

Com essas informações você poderá definir o formato da sua piscina, acrescentando degraus, prainha, raia, bar molhado ou qualquer outro item para que ela fique de acordo com o perfil dos usuários.

O Terreno

Outro ponto importante a ser considerado é a locação da piscina no terreno. Aspectos como privacidade, acessibilidade e incidência de sol devem ser analisados previamente.

É interessante também posicionar a piscina longe de árvores e arbustos que soltem muitas folhas e sujeira,
observando esses pontos e também a dimensão do terreno você poderá enfim definir o tamanho da sua piscina.

Vale destacar que você não deve ocupar toda a sua área de lazer com ela. Ter uma área onde você possa receber seus convidados também é muito importante.

Tipo de piscina e Orçamento

O aconselhável nessa fase é dar maior relevância ao tipo de piscina que melhor irá atender a sua necessidade e que melhor se adeque a seu orçamento.

A escolha do tipo de piscina é determinante para o seu projeto, e as principais opções do mercado são:

  • Alvenaria
  • Vinil
  • Fibra

Dependendo do tipo de piscina escolhido, alguns aspectos são obrigatórios. No caso das piscinas de alvenaria, por exemplo, fazer uma sondagem do solo é de extrema importância.

Através dessa análise do terreno, que deve ser feita por um engenheiro civil especializado em construção de piscinas, será definido qual o tipo de fundação e estrutura a serem utilizadas na obra, por conta da sua complexidade é o tipo de piscina mais cara e demorada do mercado.

Uma excelente opção são as piscinas de vinil, uma vez que esse tipo de revestimento é muito flexível e já faz a impermeabilização da piscina, reduzindo os riscos de vazamento, os custos e o tempo de execução da obra.

Outra opção são as piscinas de fibra, porém você terá que escolher um formato pré-determinado pelo fabricante, perdendo o conceito de exclusividade da piscina.

Todos esses tipos de piscina deverão ter um equipamento de filtragem específico e com uma hidráulica bem dimensionada, para que ela fique sempre limpa e para que os custos de manutenção sejam reduzidos posteriormente.

A principal recomendação é sempre procurar um especialista no assunto, que poderá lhe ajudar a levar em conta todos esses aspectos. Procure referências de outros clientes que já fizeram trabalhos com esse profissional para evitar dores de cabeça desnecessárias e divirta-se muito em sua própria piscina.

Autor: Danilo Maia – Engenheiro Civil da Joy Piscinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *